terça-feira, 1 de março de 2011

O grupo cearense Cidadão Instigado, que se apresenta no Rival + Tarde sábado, prepara o seu quarto disco

RIO - Uhuuu! O Cidadão Instigado vem aí. Afastado dos palcos cariocas desde 2009, quando lançou seu terceiro disco no Circo Voador, o grupo cearense, liderado pelo singular cantor, brilhante compositor e excepcional guitarrista Fernando Catatau, volta ao Rio no fim de semana, para um único show, sábado, às 23h30m, dentro do projeto Rival + Tarde.

No repertório, músicas de "Uhuuu!" - para muitos, o seu melhor trabalho - e também dos discos anteriores do grupo, "O ciclo da decadência" (2002) e "O método túfo de experiências" (2005), que consagraram seu estilo que une rock psicodélico e música popular. Catatau, que mora em São Paulo, diz que se inspirou no tom colaborativo da série Sonoridades, em cartaz este mês no Oi Futuro Ipanema, mas, tímido e evasivo, não revela quais as surpresas que preparou para o show do Cidadão no Rival.

- Acho que vamos ter alguns convidados, sim - diz ele. - Chamamos alguns brothers aí, mas ainda estamos vendo o que vai rolar. Devemos fazer alguns covers também, além de tocar músicas dos nossos três discos. Mas só na hora H mesmo vamos saber como vai ficar tudo.

Catatau está em estúdio. Mas (ainda) não é para gravar o sucessor de "Uhuuu!". Ele assina a produção do novo disco do pernambucano Siba (Sérgio Veloso), um dos criadores do grupo Mestre Ambrósio.

- Nós somos amigos há um tempão, e fiquei feliz com o convite dele para produzir o disco - explica Catatau. - Já estamos em estúdio há dois meses e temos um bom material pronto. Em breve, vamos partir para a mixagem e os acertos finais. Acho que o disco vai ficar muito bonito.

"
A gente já tem um bocado de composições novas para o próximo disco. Mas falta ensaiar esse material para logo depois entrar em estúdio. Por isso, ainda não sei direito como ele vai soar em relação aos outros discos, mas posso adiantar que deve ser bem rock. Sabe, tenho ouvido muito Black Sabbath...
"
--------------------------------------------------------------------------------
.Quando colocar a tampa no disco do amigo, Catatau - que se diz curioso para ouvir as inovações do americano Flying Lotus - vai partir para o desafio de criar um sucessor à altura de "Uhuuu!". Se os dois primeiros discos do Cidadão Instigado mostravam um diamante pronto para ser lapidado, o elogiado "Uhuuu!" - que teve as participações de Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes - brilhou intensamente ao derrubar barreiras em torno do conceito de "brega", absorvendo psicodelia, Roberto Carlos, Santana, Pink Floyd, surf music e Neil Young no percurso.

- A gente já tem um bocado de composições novas para o próximo disco - adianta Catatau. - Mas falta ensaiar esse material para logo depois entrar em estúdio. Por isso, ainda não sei direito como ele vai soar em relação aos outros discos, mas posso adiantar que deve ser bem rock. Sabe, tenho ouvido muito Black Sabbath...

Nenhum comentário:

Postar um comentário