sexta-feira, 25 de junho de 2010

RELEASE - Cidadão Instigado

“UHUUU!”

A vida praiana foi a grande referência do surpreendente novo álbum do Cidadão Instigado. O espírito desencanado norteia o novo trabalho da banda cearense. “UHUUU!” é ensolarado, dançante e otimista.

Já na faixa de abertura, “O Nada”, a letra sugere: “Abram as portas
das suas casas/deixem os ladrões entrarem/eles vão tentar levar tudo o que puderem”. Os rebuscados e grandiosos arranjos lembram os melhores momentos setentistas e a sonoridade do álbum também traz um clima de verão.

Se a estreia da banda, “O Ciclo da De.Cadência” (2002), trazia
psicodelia e tensão nas músicas e letras, o segundo “E O Método Túfo de Experiências” (2005) foi marcado pela simplicidade e “UHUUU!” é uma mistura dessas caracteristicas.

Além de Fernando Catatau (voz, guitarra e teclado), Regis Damasceno (guitarra, guitarra sintetizada e vocal), Rian Batista (baixo e vocal), Clayton Martin (bateria e programações), Dustan Gallas (teclado e vocal) e Kalil Alaia (técnico de som e efeitos), completam a banda, que faz um rock muito original.

“UHUUU!” traz várias participações especiais. Arnaldo Antunes, que
teve seu mais recente álbum (a ser lançado), produzido por Catatau, canta em “Doido” e “O Cabeção”. Edgard Scandurra faz vocais em “Dói”. Tiquinho (trombone), Hugo Hori (saxofone alto) e Reginaldo (trompete) tocam os metais, bastante presentes no álbum. Marco Axé, que assim como Catatau, é integrante da banda de Otto há oito anos, e responsável pelas congas em “Homem Velho” e “O Cabeção”. Karina Buhr (Comadre Fulozinha) toca pandeirola em “Como as Luzes”.

O projeto “UHUUU!” foi um dos vencedores do Prêmio Pixinguinha e conta com o patrocínio da Funarte e realização da LP Produções.

O Cidadão Instigado foi criado em 1994 por Fernando Catatau, que
responde pela famosa guitarra de timbres distorcidos e também pelos vocais e teclados. Além da inventividade e talento, Catatau é
conhecido por sempre ser verdadeiro e intenso ao interpretar suas
autênticas composições – por vezes adoravelmente insólitas. O
resultado é um rock psicodélico onde contrastam referências como o rei Roberto Carlos, Santana, Pink Floyd e Bee Gees.

Os novos arranjos se embalam numa música brasileira contemporânea, cheia de guitarras alucinadas e letras poéticas, cantadas numa voz melódica, única. A banda foge de rótulos e dizem que o único regionalismo presente em sua música é o sotaque cearense do vocalista.

Mas o fato é que o Cidadão Instigado tem sido aclamado pela singularidade e por Fernando Catatau, que se tornou um dos mais
influentes guitarristas da atualidade, tendo tocado com Vanessa Da
Matta, Otto, Zeca Baleiro, grupos como Los Hermanos, Nação Zumbi e muitos outros. Foi premiado como melhor compositor de 2005 pela APCA (Associação Paulistana de Críticos de Arte) e elogiado por artistas como Tom Zé e Caetano Veloso.

http://www.cidadaoinstigado.com
http://www.myspace.com/cidadaoinstigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário